Como esquecer um grande amor?

O psiquiatra e especialista em programação neurolinguística Jairo Mancilha ensina como esquecer um grande amor.

Acolha o sentimento

A primeira dica é sentir o momento presente para não ficar se lamentando pelo que passou e não ficar ansiosa no que está por vir. Contudo, segundo o especialista, é preciso aceitar o sentimento de tristeza. “Passe metaforicamente pelo fogo, sofra, esgote, chore, sempre mantendo o aqui e agora, e isso ajudará a transformar o sentimento”, ensina.

Não fale mal

De acordo com o psiquiatra é importante perceber que o que aconteceu tinha que acontecer e que o relacionamento chegou ao fim. As lamentações só prolongam o sofrimento. “Tudo o que você concentra, aumenta. Então, ao ficar falando sobre o ex você irá aumentar o significado dele para você”, afirma Mancilha.

Parta para outra

O especialista explica que depois de viver o luto, é importante que a pessoa se abra para novos relacionamentos. A dica é sair de casa, aceitar os convites para festas, reencontrar amigos, fazer amigos novos e viajar. “Se a pessoa se sentir bem naturalmente ela irá atrair pessoas interessantes para o seu círculo”, completa.

Espelho

Se mesmo depois do luto, e a imagem do ex ainda é recorrente na sua memória, o especialista ensina um exercício de programação neurolinguística (PNL): imagine a imagem dele como se fosse uma foto impressa num espelho preso na parede, e distante de você. Feche os olhos, e imagine que bate uma pedra nesse espelho, trinca tudo e se desfaz com os cacos caindo no chão. Abra os olhos novamente, monte de novo. E repita algumas vezes. “É uma estratégia mental para aliviar, se estiver sofrendo muito”, explica Mancilha.

Perdoe

Segundo o psiquiatra, o perdão é essencial para aliviar a dor da separação, e solta um peso das costas. “Alguns relacionamentos terminam carregados de mágoa. A dica é imaginar a pessoa seguindo o caminho dela, com a imagem diminuindo de tamanho até desaparecer do horizonte. E a sua imagem aqui e agora, seguindo o caminho oposto de forma tranquila e feliz consigo”, completa.

FONTEBolsa de Mulher
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS