Como eliminar os pensamentos limitantes

Ao longo do tempo nos encontramos com situações que nem sempre entendemos, mas que criam pensamentos limitantes em diversas áreas da vida.

Podem estar relacionadas ao dinheiro, estereótipos de gênero ou mesmo ao seu próprio comportamento. O que estes pensamentos têm em comum é que sabotam seus verdadeiros esforços.

Todos temos pensamentos limitantes que nos impedem de realizar nossos sonhos. A boa notícia é que você pode eliminá-los com a atitude correta e seguindo alguns passos simples.

O que você está esperando para dar o primeiro passo e tomar o controle sobre sua vida?

“Somos o que fazemos e, sobretudo, o que fazemos para mudar o que somos.”
– Eduardo Galeano –

1. Identifique seus pensamentos limitantes

“O inimigo não é a idade, são suas crenças.”
– Anônimo –

O primeiro passo é verificar que ideia o está detendo. É preciso analisar a fundo tudo o que você acredita até encontrar o pensamento infundado.

Embora para você ele possa parecer completamente certo, é apenas uma mentira que você criou na sua cabeça.

Pegue um lápis e um papel e escreva todas as ideias que você acha que são completamente certas e que o definem como pessoa. Depois de ter a lista completa, analise-a:

  • Quais são as ideias que regem sua vida?
  • Como suas relações são afetadas por cada uma dessas ideias?
  • Elas limitam ou estimulam?

labirinto

Mantenha-se aberto a toda a informação que for descobrindo. Esse exercício não procura julgá-lo, mas, sim, ajudá-lo a entender o que rege e limita sua vida.

2. Não se compare

Você tem uma tendência a se comparar com os demais e acreditar que não pode obter o mesmo que eles? Quando você se compara com alguém, sua confiança é prejudicada e você acaba se sentindo inferior.

O problema de se comparar sempre com os demais é que sua energia se foca no que você não tem. Todos temos defeitos e pontos fracos, mas também há qualidades que nos fazem únicos e valiosos.

“Os defeitos de um homem se adequam sempre ao seu tipo de mente.

Observe seus defeitos e conhecerá suas virtudes.”

– Confúcio –

As comparações são comuns, mas não há razão para menosprezar seu potencial por achar que o outro é melhor em alguma coisa. Sempre haverá alguém com mais experiência, conhecimentos ou habilidades, mas você também é superior a outras pessoas.

Os pensamentos limitantes desaparecem quando você se dá conta de que é uma pessoa com habilidades que a fazem bem-sucedida em suas áreas próprias.

conquistas

3. Deixe o passado para trás

“O passado é uma coleção interminável de horrores que só merece o mais completo dos esquecimentos; o futuro, uma incógnita pouco confiável que é preciso assegurar; o presente, o campo de batalha onde terá que garantir a velhice.
– Ernesto Mallo –

Todos cometemos erros em nossa vida, mas nem todos os interpretamos da mesma forma. Os erros e as falhas não dizem quem você é hoje ou o que você vai fazer amanhã. Infelizmente, muita gente acredita no contrário.

Eles deixam que o passado se converta na base de pensamentos limitantes que minam seu futuro. Entretanto, o futuro se cria a cada segundo que acontece.

Identifique os erros que você cometeu, analise-os e escreva o futuro desde hoje.

4. Desafie seus pensamentos limitantes

A melhor forma de demonstrar a você que os pensamentos limitantes são infundados é desafiando-os.

Você acha que é gordo demais para fazer exercício? Caminhe meia hora por dia. Você acha que é muito tarde para iniciar um negócio? Comece. Não importa que pensamento for, desafie-o!

“O amor afugenta o medo e, reciprocamente, o medo afugenta ao amor. E não só o amor, o medo expulsa também a inteligência, a bondade, todo pensamento de beleza e verdade, e só fica o desespero mudo; e no final das contas, o medo chega a expulsar do homem a humanidade mesma”.
– Aldous Huxley –

Os pensamentos limitantes geram medo, ansiedade e infelicidade. Eles farão com que você sinta que não sabe fazer as coisas, e você vai querer deixar de tentar, um minuto depois de ter iniciado.

Em vez de permitir que seus pensamentos o detenham, passe por cima deles. Pouco a pouco você vai se sentir mais seguro e disposto a continuar. Conforme você avança, você se sentirá com mais poder e realmente vai acreditar que está no comando de sua vida.

Prepare-se para um processo difícil

Eliminar os pensamentos limitantes não será fácil. Você vai ser obrigado a enfrentar seus piores medos, mas em troca, vai conseguir o controle sobre você mesmo e o seu futuro.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS