Carta para minha amiga de vinte e poucos anos

Fui pro trabalho ouvindo, pelo whatsapp, você contando sobre os últimos acontecimentos da sua vida (caraca, em duas semanas dá pra acontecer muita coisa!). Não sei se vida aqui no Brasil anda meio em círculos ou se você tá numa daquelas épocas da vida que tudo acontece ao mesmo tempo, mas fiquei até perdida com tanta informação

Vamos por partes… Sobre a briga com seus pais, quase chorei junto com você, haha. É uma merda essa situação, mas acho importante que existam essas conversas “de lavagem de roupa suja” para a gente perceber que nossos pais são tão humanos quanto a gente. Eles têm as mesmas dúvidas e questões que a gente tem, mesmo sendo mais velhos e mais experientes. E sim, isso é bem assustador.  A gente passa a vida achando que nossos pais são de ferro, mas muitas vezes eles estão mais perdidos que a gente. E pensa bem, deve ser um desespero ver você formada, morando um tempo fora, mas sem saber exatamente o que você quer fazer da vida, sem um emprego estável.

No fundo eu acho uma bobagem isso de ter que escolher o que fazer da vida, já que a vida são várias coisas, pessoas e camadas. Mas isso é só preocupação, porque eles são de outra geração e não entendem que, hoje em dia, ter faculdade não garante emprego estável nenhum. Nem pós, nem mestrado, nem doutorado. Na teoria, eles dizem que essas formações aumentam o piso salarial, mas experimenta sair da faculdade e emendar na vida acadêmica sem passar pelo mercado pra ver se vai ser fácil. Pra maioria não vai. Pra gente, a única saída é correr muito atrás, botar a mão na massa, se mostrar, meter a cara, buscar e se conectar com as pessoas que tenham o objetivo parecido com o nosso.

E é muito, muito difícil a gente entender isso. A gente não vai mudar a cabeça dos nossos pais, nem que a gente explique, mostre mil vídeos motivacionais do Ted e se vire do avesso. As coisas estão muito certas pra eles e as coisas aqui fora são totalmente incertas. Eles querem que a gente tenha objetivos palpáveis, mas nada é garantido. Meu sonho era que meu pai falasse que se orgulha de mim pelas coisas que eu escrevo, pela forma que eu penso, mas pra ele o que eu faço é só uma bobagem passageira. E eu posso ganhar o prêmio Nobel de literatura, mas ele não vai dar o braço a torcer e vai falar que eu teria sido mais feliz se fizesse concurso público.

A gente virou adulto também e, às vezes, eles só querem ser cuidados. Eu vi isso quando comecei a ajudar minha mãe em varias coisas, tipo administrar o dinheiro do aluguel pra não deixar ela sem grana, ou quando ela me liga perguntando como ela pode se aproximar mais do meu irmão mais novo ou quando me pede conselhos da vida. É muito duro cuidar de quem nos educou. É difícil ver que o nosso herói, de repente, virou de carne e osso, mas são eles que vão estar sempre lá pra você. Mesmo que vocês fiquem um milhão de anos sem se falar e mesmo se afastando, quando você estiver no perrengue, são eles que vão estar lá (e eu também!).

E sobre essa história de você estar se questionando sobre quem você é? Confesso que eu também to perdida nesse lugar. Acho que a internet fez com que a gente se aproximasse do resto do mundo, mas também parece que a gente tá sempre perdendo alguma coisa. Só que isso não é culpa da internet, isso é culpa nossa que não se contenta com nada. Eu sempre respeitei esse seu jeito de lidar com as pessoas, principalmente por você fazer sempre o que queria. Quando a gente faz o que quer, até o arrependimento fica mais brando. Você sempre foi muito você e é assim até hoje. É autenticidade pura e é por isso que você é a pessoa que eu mais admiro no mundo. Falta autenticidade em todo mundo que eu conheço. Eles querem sempre ter a vida do outro, a viagem do outro, os seguidores do instagram do outro. E você nunca se importou com nada disso porque tava aproveitando o tempo curtindo e descobrindo quem era você. E, relaxa, é normal se sentir egoísta às vezes. Eu também me sinto assim. Mas acho que esse egoísmo não nos torna pessoas ruins.

Agora, tem um ponto aí que eu vou ter que te falar: Fica-de-boa-com-seu coração, mulher! Seu ex teve uma super influencia na sua vida, mas a gente tem que parar de achar que tem que amar reciprocamente todo mundo que nos oferece amor. Isso não é o suficiente. E vocês tiveram uma historia linda que acabou e você mesma quis que acabasse, não tinha mais como insistir nisso. E eu entendo muito sua paixão platônica pelo cara que hora te ama, hora te ignora. Você sabe, eu sempre tive essas paixonites com caras que eram super a ver comigo e eu achava eles o máximo, mas isso passa, então não precisa achar que é o fim do mundo só porque ele não ta apaixonado por você ou porque não respondeu sua última mensagem. Curte esse sentimento. A gente tem mais é que se apaixonar por todo mundo mesmo, se envolver, sofrer, quebrar a cara, se apaixonar de novo um milhão de vezes e assim vai. Eu não sei te dizer se o amor verdadeiro realmente uma hora chega pra todo mundo. E se for pra te dar um conselho, não espere por ele, mas esteja preparada quando ele chegar. Porque ele chega arrebentando com as nossas certezas.

Eu to achando incrível que você ta ficando com vários caras legais aí na viagem e eu achei muito maravilhosa essa história do deus do sexo, hahaha. Sabia que tava faltando um homem desses na sua vida sexual, porque não é possível alguém gostar mais de queijo do que de sexo! Meu deus, fiquei muito empolgada!!! VOLTA PRA CIDADE DELE!!! Até fiquei com saudade da minha vida de solteira, apesar de amar mais minha vida de casaduxa que também tem o melhor sexo do mundo.

Mas é isso, a maioria dos homens não sabe pegar mulher mesmo não, então, escolhe bem. Eles não entendem que só precisam observar os nossos detalhes e reações e que cada uma gosta de uma coisa diferente, mas que toda mulher adora uma putaria, hahaha.  Você que tá solteira, por favor, aproveita muito todos esses homens maravilhosos que existem no mundo!!! HAHAHA eu sou muito brega, eu sei, mas é verdade. Procura os interessantes que peguem bem que vai dar tudo certo! É isso, te amo. Vamos marcar a porra de um skype. Flw.

FONTEDe Repente Dá Certo
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS