Carta ao atual da minha ex

Ela vai sentir frio a noite e provavelmente não vai falar pra você, rapaz. É que ela fala muito mais no silêncio do que entoando essas frases clichês, não que ela se envergonhe disso, sabe? Mas é que pra ela, todo gesto é válido e uma atitude – mesmo que sem palavra alguma – é muito melhor do que essas frases libertinas que são ditas no pé do ouvido pra ninguém ouvir. Você vai entender bem o que significa uma cruzada de pernas, uma jogada de cabelo pro lado, um encolher de lábios ou um levantar de sobrancelhas. E quando entender, aconselho que faça algo pra corrigir alguma coisa que você supostamente fez ou falou. E mesmo que não entenda o que exatamente fez, corrija mesmo sem entender. Eu posso te garantir que a dor de perdê-la é maior do que qualquer coisa.

Acho melhor você não insistir tanto quando ela estiver irritada, pede desculpas e age. Age porque ela odeia quem fica parado e não faz nada além de se calar. Se por acaso estiver com medo de perdê-la, não fale nada. Mas jamais vire o rosto pro lado oposto ao dela, ela vai entender isso como um desapontamento, vai te chamar de desatento e vai virar o rosto pro outro lado também. Se tiver dirigindo, pare o carro. Não acelera, não! Ela odeia quem põe ela em perigo e chora muito antes de partir de qualquer caso porque conhece o seu apego e sabe que é mais fácil bater a porta do teu carro e desligar o celular até o outro dia do que sair definitivamente da tua vida. Ela odeia expectativas e doa a alma além do coração pra ver um amor dando certo. Então, não faz ela chorar. Me promete que vai dar uns sustos nela de vez enquanto, mas só quando ela estiver concentrada assistindo a um filme de terror.
Ela me contou que todos os relacionamentos que teve são únicos e apesar de sofrer por vários dos mesmos motivos, ela acha que cada sorriso é um novo sorriso e não uma cópia do que doou ou recebeu tempo atrás. Quer encontrar alguém que saiba cuidar bem dela. E não sei te dizer porque é tão difícil, sabe? Mas tenta cuidar dela porque agora ela é pra você e tente não perdê-la porque ela não volta e nem perde tempo procurando um amor que foi pra algum lugar que ela não sabe. Ela acha que amor só pode ser justificado com amor, não acredita em mudanças e pra ela, não pode ser algo bom se ela chora mais do que sorri. Eu concordo. Então faz valer a pena tudo isso. Acompanha o sorriso dela e se perde nesses dentes brancos que ela exibe pra você sem receio algum. E se sinta realizado, cara. Se sinta realizado por ter os melhores lábios com você, por ter o melhor beijo sem hora nem data marcada. E por favor, vê se retribui todos os sorrisos dela. Vê se também, retribui todo esse amor sem limite que ela costuma doar sem esperar nada em troca além de somente, o mesmo.
Ela gosta do toque no lado esquerdo do queixo, tente fazer isso ao som de ”Hey Jude”, e não se preocupe porque nós tivemos toda nossa história embalada pelos Beatles, ela sempre disse que os Beatles é de todos os amores do mundo. Então faz valer e gira esse mundo louco, mexe com todos os planetas e constelações que ela possuir, não deixa nada intacto nela porque ela gosta mesmo é de ser descoberta todos os dias. Tira o pouco de cabelo que caiu no rosto dela, põe atrás da orelha e aproveita pra dizer que ela é linda, dança com ela ouvindo um instrumental de piano também, tenta olhar nos olhos todas as vezes que pisar no pé dela e se não souber dançar, por favor, não recuse um convite como esse. Dance e sinta o poder que ela tem de ensinar os melhores passos de dança pra quem é principiante. Ela gosta do beijo rápido no canto da boca, e em todas as despedidas ela espera sempre o último beijo pedindo mais um.
Ela gosta daquela sequencia abobalhada de beijos rápidos que parecem não ter fim. Ela gosta de dormir de conchinha, mas após as três da matina, larga ela e deixa ela respirar um pouco, ela vai te puxar como um cobertor quando sentir frio e vai pôr os teus braços entre os seios dela pra segurar você por mais um sono. Ela gosta de cafuné e de acariciar orelhas, gosta de cozinhar lasanha aos domingos porque sempre precisa de alguém pra ajudar e ela provavelmente vai te escolher, aproveita pra dar uns beijos gratuitos enquanto entrega os ingredientes pra ela. Quando ela chorar por nada, não pergunta o motivo porque você corre um grande risco de piorar a situação. Quando ela chorar por motivos, também não pergunta nada, diz que vai ficar tudo bem e faz ficar tudo bem. Ela não gosta de homens inseguros e que não cumprem promessas possíveis.
Por favor, cuidado com as poesias que você vai escrever pra ela. Preste atenção nas cartas e nas frases que você vai construir pra fazer ela esticar um sorriso estreito e sem graça na boca. Se liga também nos trechos das músicas que você vai escolher e vê se lê mais de uma vez o refrão antes de mandar uma mensagem. Ela acha fofo mas no fundo não suporta bobagens e rimas infantis. Ela não gosta de frases ensaiadas e poesias bobinhas. Não importa se você construiu rima ou se a rima não combinou, ela gosta mesmo é de sentir o possível. Então por favor, não encha ela de coisas improváveis. Ela sabe muito bem que você não vai buscar a Lua, nem roubar todas as estrelas. Ela prefere tudo no seu devido lugar. O céu fica bem melhor do jeito que é. Cuide dela quando ela sentir dores de cabeça, não se torne mais uma dor pra ela. Se ela reclamar das cócegas, leve a sério. Faz um anzol com o polegar e o indicador e tenta arrancar as bochechas dela pra você, trás ela pra mais perto. Ela faz besteira mas logo se arrepende. Tente entender os erros dela como ela entenderia os seus. Ela não gosta de ter que ensinar o que você deve fazer pra não machucá-la, você já deveria saber que ela não é uma boa professora pros repetentes. Encare ela também, ela vai te encarar e tentar invadir o teu mundo pra enxergar os perigos dele, mas não vai desistir de você fácil porque ela é dessas que quando entra é pra ficar, mesmo que você esteja cheio de infiltrações, rachaduras e perigo de desabamento por todos os lados. Ela só vai embora quando tudo desabar e só não tenta reerguer tudo dos escombros porque sabe que o amor não se mantém entre poeira e entulhos.
Se sinta único rapaz, porque é assim que ela fará você se sentir, basta ver que em meio a tantos lobos a fim de devorá-la por aí ela ainda é inteiramente sua. Ela vai se apaixonar por cada ligação inesperada, por cada beijo roubado e por cada elogio sincero e sem aviso. Então por favor, não perde isso. Ela odeia mesmice e não suporta descaso. Aprende a respirar fundo e organizar as palavras antes de dizê-las pra evitar machucados mais profundos. Não fere porque quando você feri-la, ela vai achar que você é só mais um como todos os outros. Não deixa ela ir embora pra perceber que a vida sem ela é um verdadeiro desastre.
Deixa ela te chamar de idiota com sorriso no rosto, na verdade, ela tá querendo dizer que te ama do jeito dela. Você vai entender que essas frases no final das ligações são bobagens quando dormir depois das 4 da matina com o celular no peito porque estava conversando sobre tanta coisa que nem era tão interessante assim mas se tornou porque era com ela que você estava falando. Leve ela pra sua casa, mas por favor, não chame ela pra dormir com você todos os finais de semana. Não faz ela pensar que apenas o sexo prevalece. Não aprisione. Deixe ela ser livre e solta. Ela voará e voltará pra você. Não se preocupe quando ela desligar a ligação na sua cara. Comece a se preocupar só quando ela te desligar do peito. Leve pra andar alguns quarterões com você até a sorveteria da esquina enquanto cê conta alguma piada velha.
Ela gosta da areia da praia e de sentir a brisa do mar embaraçando seus cabelos. Ela gosta de entrelaçar os dedos, de deixar seus passos pelo caminho, de olhar pra trás e dizer: olha só o quando a gente já caminhou juntos. Você vai se sentir bem ao lado dela, então faz ela se bem ao seu lado também. Ela gosta de cavar a areia da praia com a ponta dos pés enquanto conversa. Ela está sempre a procura dos bons motivos pra sorrir e sempre ao encontro dos melhores momentos pra guardar. Então dá motivos de sobra pra ela voltar pra casa bem e faz ela encontrar em você os melhores momentos pra guardar. Ela vive de lembranças, sente saudade e não consegue se concentrar nas aulas de economia porque só pensa em ter mais dias com você e multiplicá-los pelos dias que vocês já passaram juntos. Se você não liga, ela vai te ligar. Se você finge que a esqueceu, ela vai te procurar. Mas ela também sabe fingir e o fingimento dela sempre dói mais, rapaz. Por favor, não deixa ela te ligar só porque você não quis ligar. Não faz birra, não faz joguinho porque o Game Over será seu. Não finge que esqueceu dela porque quando ela não te procurar você vai sentir exatamente o que eu senti. E talvez, até reaproveite essa carta e envie pra o próximo que a perderá porque estranhamente ela sempre será muito pra gente, rapaz.
FONTEIandê Albuquerque
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS