Avós, esses nossos amigos queridos!

A família já não é a mesma de cinquenta anos atrás. Com a incorporação da mulher no mercado de trabalho, as crianças são cuidadas por outras pessoas, enquanto os pais passam o dia todo fora. Em alguns casos, as crianças são cuidadas pela babá ou são confiadas a alguma creche, enquanto outras são cuidadas pelos avós.

O último grupo é mais sortudo, porque se os avós são mentalmente saudáveis e carinhosos, darão aos netos muito amor e dedicação. Mas não são só os netos que têm a ganhar nessa relação; os avós também recebem muitos benefícios.

Netos e avós: uma relação de qualidade

A relação estabelecida entre avós e netos é muito diferente da relação entre pais efilhos. Neste artigo, vamos explorar os motivos dessa diferença.

– Mais diversão, menos responsabilidade: os avós têm o privilégio de desfrutar mais dos netos, uma vez que não tem a responsabilidade de criá-los. Portanto, eles estão mais focados em divertimentos, brincadeiras e mimos. Para as crianças isso é muito bom, pois elas adoram compartilhar esses momentos com os avós.

-Mais valores, menos regras: os avós são tão indulgentes com os netos porque educam com a serenidade que a maturidade e a experiência lhes trouxeram. Por isso, não são tão obcecados com as regras como os pais e transmitem valores com amor incondicional e companheirismo.

-A satisfação da missão cumprida: os netos são, para os avós, a sua continuação de existência no mundo. As crianças concedem aos seus avós a satisfação de ver os frutos do trabalho de uma vida inteira, o que torna essa relação tão especial e única.

Companheirismo sem idade

A simbiose na natureza é uma relação onde duas espécies se beneficiam mutuamente. Isso acontece entre avós e netos: ambos têm a ganhar com a partilha de momentos especiais juntos.

– Avós simbióticos: os avós se sentem rejuvenescidos pela espontaneidade e energia das crianças. O contato com os netos lhes dá a oportunidade de reviver sua criança interior,liberar suas inibições e tirar um pouco do peso dos anos, entregando-se à diversão com um toque saudável de loucura.

Outro benefício é manter os avós atualizados sobre temas como a tecnologia. Atualmente, dado o ritmo vertiginoso como as coisas mudam, isso é vital. Os netos podem ensinar aos avós a usar o computador, videogame, telefone celular e internet. Caso contrário, provavelmente eles nem se interessariam pelo assunto.

– Netos simbióticos: os avós contam aos netos histórias dos tempos passados, casos acontecidos com seus pais quando eram pequenos. As crianças adoram: é um pedaço da história narrada pelos seus protagonistas. Isso lhes dá um sentido de identidade e raízes.Assim como uma árvore cresce frondosa e exuberante quando têm raízes profundas, as crianças entendem melhor de onde vêm e são capazes de projetar-se com mais força e coragem para o futuro.

Ter a oportunidade de cultivar uma boa relação entre avós e netos é uma das mais belas e enriquecedoras experiências de vida.

As barreiras etárias são magicamente removidas; são apenas dois bons amigos se divertindo e se apoiando mutuamente.

_____

COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS