8 características das pessoas resilientes

“O que é mole é mais resistente do que é duro;
a água é mais forte do que a rocha,
o amor é mais forte que a violência”
– Herman Hesse –

Por que Herman Hesse pensou que o que é mole é mais forte ou resistente do que aquilo que se mostra duro ou rígido? Se agora analisarmos cuidadosamente esta frase do escritor suíço poderíamos concluir que ele estava se referindo à resiliência.

A resiliência é a capacidade que todos temos de nos adaptar e enfrentar as situações menos favoráveis. Um conceito bem conhecido da psicologia, mas pouco explorado pelo ser humano em geral.

A resiliência é uma ferramenta que todos os seres vivos tem à sua disposição, ainda que de formas diferentes.

É uma chave com a qual é possível enfrentar os tempos ruins e sobreviver. Uma invenção maravilhosa da natureza graças à qual, mesmo esticando muito a corda das nossas emoções, não chegamos a rompê-la.

Contudo, parece haver pessoas para as quais resistir ou enfrentar os momentos ruins é mais fácil. Ou talvez o esforço seja o mesmo, mas a atitude seja diferente.

A resiliência é parte de um mecanismo complexo influenciado por muitos outros fatores, como a atitude que adotamos frente a um problema. Talvez por isso algumas pessoas pareçam enfrentar de uma forma diferente, com mais facilidade, as situações conflitantes ou desagradáveis.

Flor crescendo em meio à adversidade

Depois de várias pesquisas da psicologia moderna, chegou-se à conclusão de que estas são as características das pessoas resilientes:

1. São capazes de detectar a causa dos problemas

As pessoas resilientes colocam em prática as estratégias necessárias para evitar que a situação problemática aconteça de novo. Isto também implica fazer uma autoanálise, já que às vezes o detonador do conflito não vem de fora, e sim do próprio interior.

2. Sabem lidar com suas emoções

As pessoas resilientes são capazes de administrar seus pensamentos, já que toda emoção parte deles. Pensamos, logo sentimos.

As pessoas resilientes controlam seus pensamentos para não se deixarem levar pelos que têm uma carga negativa e que, no fim, têm a capacidade de produzir emoções negativas.

3. Mantêm a calma em situações de muita pressão

Todos atravessamos momentos difíceis ao longo da vida e o importante é saber manter a calma quando estes aparecem. As pessoas resilientes são capazes de estar centradas e tranquilas quando estão em situações de caos e confusão momentânea.

4. São realistas

Muito se fala sobre o otimismo, mas de forma errada, criando uma ideia geral de que ser positivo implica negar certos aspectos da realidade que são inevitáveis e estão presentes na vida de muitas pessoas.

Ser realista mas sempre esperar o melhor é melhor forma de descrever o otimismopróprio das pessoas resilientes.

5. Confiam em si mesmas

As pessoas resilientes sabem do seu valor e da sua competência para superar as adversidades.

O que dizemos a nós mesmos é o que acaba formando a nossa realidade, portanto se acreditamos que somos capazes de superar um obstáculo, certamente este será superado.

Pessoas resilientes

6. São empáticas

As pessoas com maior capacidade de enfrentar os problemas de uma forma corretasabem ler as emoções dos outros, compreender o que acontece ao seu redor e agir adequadamente.

7. São capazes de motivar a si mesmas

Nem todas as pessoas são iguais. Algumas se motivam pelos desafios e outras pelas oportunidades de mudança.

As pessoas resilientes sabem encontrar novas formas de obter satisfação na vida.Mantêm a motivação sempre alta e são capazes de detectar e atrair coisas positivas para as suas vidas.

8. Não se perguntam “por quê”, e sim “como”

Uma das características chave das pessoas que tendem a se derrubar facilmente frente aos problemas é que se deixam levar por pensamentos de censura, e constantemente questionam por que a situação negativa foi acontecer justamente com eles.

Concentram-se no “por que”, ao contrário das pessoas resilientes, que usam a sua energia para entender como podem lidar ou sair dessa situação conflitante.

Você é uma pessoa resiliente?

Se depois de ler estas características das pessoas resilientes você acha que não é uma delas, é importante ter em mente que a resiliência está presente em todas as pessoas.

Se você começar a olhar as coisas de outra perspectiva, os problemas começarão a ter menos aparência de dramas e mais de desafios que, dependendo das circunstâncias, você poderá inclusive aproveitar.

A chave? A vontade de mudar.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS