7 mudanças no seu corpo depois de ter um bebê (que ninguém havia te contado)

Ah, a maternidade! Essa é a mudança mais absurdamente feliz na vida de uma mulher, e com tantas surpresas, é quase impossível prever o que acontecerá com você depois de se tornar mãe.

Quando eu estava grávida de minha filha, Catarina, eu tinha um certo receio de perder todas as minhas roupas – novos quadris, alguns quilos a mais, e eu daria adeus às peças que me acompanhavam há muitos anos.

Mas não é que, com a perda de peso rápida que a amamentação me proporcionou, em pouco tempo eu estava vestindo as mesmas calças jeans?

O que eu não esperava, era que meu corpo responderia de uma forma completamente diferente à maternidade – se você já é mãe, certamente vai se identificar com muitas coisas! E se está prestes a ter um bebê, vem dar uma espiadinha no que vem por aí!:

1) Seu corpo descobrirá o que é entrar em sintonia: depois que você vira mãe, você se conecta de uma forma inacreditável com seu filho. Quantas vezes eu me peguei acordando um minuto antes da pequena chorar no meio da madrugada (como se eu sentisse que ela me chamaria!), ou tendo o reflexo de correr até ela e ouvir, no meio do caminho, que ela havia se machucado! É como se um botãozinho fosse ligado no seu interior, e você fosse capaz de saber o que seu filho sente, sem que ele precise dizer.

2) Seu peito começará a jorrar leite quando ouvir qualquer criança chorar: quando uma amiga me contou isso durante minha gravidez, juro que achei que era mentira. “Como assim, começa a sair leite só de ouvir o choro de um bebê, que não precisa ser, necessariamente, o seu?”. Pois é, isso acontece! A natureza é tão sábia que o corpo fica programado para alimentar a cria – e o choro, nos primeiros meses, é a forma que seu filho usará para manifestar a fome.

3) Seu coração ficará muito mais pesado: sabe o peso que você sente na barriga durante a gravidez, porque está carregando o bebê? Multiplique por mil e você saberá o que seu coração passará a carregar para sempre (porque, onde quer que você vá, lá dentro estará seu filho).

4) Seu corpo responderá instintivamente, como se você fosse uma mãe do reino animal: basta que você veja seu filho em perigo que suas pupilas se dilatarão, seus músculos ficarão prontos para o ataque e você adquirirá aquele brilho no olhar de uma mãe tigre!

5) Seus cabelos nunca mais serão os mesmos: na gravidez, eles ficam esplendorosos. Mas depois do parto, prepare-se para uma das piores quedas de cabelo da sua vida! E não sei se é regra geral, mas comigo foi assim: eles nasceram muito mais revoltados. Achei que era efeito da falta de cuidado dos primeiros meses de pós-parto (época em que você não tem cinco minutos nem para ir ao banheiro, quanto mais para fazer um banho de creme!), mas minha filha tem quatro anos e eles permanecem rebeldes!

6) Seus pés poderão ficar maiores – e será uma delícia renovar seu estoque de sapatos: O mais gostoso dessa mudança (que aconteceu comigo – passei de 34 para 35 depois que Catarina nasceu) é que só você saberá sobre ela (diferente de ficar com gordurinhas na barriga, certo?), e terá uma desculpa maravilhosa para visitar o shopping!

7) Seu corpo ficará mais forte – e você vai se orgulhar disso: De tanto carregar o bebê, seus braços ficarão mais musculosos; de tantas noites em claro, você passará a viver dormindo muito menos. E, aos poucos, você descobrirá que é muito mais forte do que imaginava ser – e essa sensação faz com que você se sinta capaz de fazer tudo o que precisa ser feito para ver sua família feliz!

 

__________
Escrito por Nivea Salgado
Publicado em Disney Babble

COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS