6 grandes maneiras de começar o dia

A maneira de começar a manhã estabelece o tom para o resto do dia. Quando você experimenta uma sensação estressante desde que se levanta, o mais provável é que ela se arraste ao longo do dia se você não fizer nada para mudar isso. Por outro lado, se você encontrar uma forma de começar o dia com foco, será mais fácil conseguir lidar com o estresse diário e desfrutar o resto do dia.

Nem sempre é fácil começar o dia com o pé direito, principalmente se você se levantar com pressa ou depois de ter poucas horas de sono. Mas mesmo se você tiver dormido menos do que o necessário, é possível começar a manhã de maneira positiva para enfrentar o dia com vitalidade, emoção e motivação.

“A manhã é um momento importante do dia, porque a forma como ela é passada frequentemente pode dizer que tipo de dia você vai ter.”
-Lemony Snicket-

Se você quer começar bem o dia, terá que mudar alguns hábitos. Nem sempre é fácil, principalmente nos casos em que você tem que levantar mais cedo. Mas vale a pena o esforço de madrugar para dar à sua manhã o impulso necessário para transformar o dia em um grande dia.

Programe o despertador para mais cedo

Ao se levantar um pouco mais cedo, você poderá se levantar com mais calma, sem tensão e sem pressa. Você pode ouvir rádio na cama, se esticar lentamente e se preparar para começar o dia. Acordar mais cedo não só lhe permitirá desfrutar alguns minutos na cama, como também lhe dará a oportunidade de criar uma rotina mais relaxada para começar o dia.

“É bom estar de pé antes do amanhecer. Este hábito contribui para a saúde, a riqueza e a sabedoria.”
-Aristóteles-

Comece o dia debaixo do chuveiro

Tomar um banho de manhã não é só uma forma de se limpar. O tempo que você passa debaixo da água é um momento relaxante e energizante. Para isso, antes de começar o banho, sente-se sob o escorrer da água quente por um minuto e deixe que a água corra pelas suas costas, massageando-a.

A água quente irá relaxar os seus músculos e a sua mente. Esse momento também lhe permitirá pensar nas possibilidades que tem adiante e se sentir agradecido por um novo dia. Quando o estresse aparecer ao longo do dia, você poderá evocar essas sensações para relaxar e retomar o controle sobre as suas emoções.

Leia algo inspirador

Desde uma citação motivadora até um fragmento de autoajuda, a leitura matutina lhe ajudará a encontrar um novo foco de motivação. Ler no período da manhã irá mantê-lo inspirado o dia todo e permitirá que você mantenha uma conversa positiva consigo mesmo, evitando assim os pensamentos negativos.

“A leitura é como o alimento; o proveito não está na proporção do que se come, mas no que se digere.”
-Jaime Balmes-

Dê um abraço

Os abraços geram uma explosão hormonal que nos ajuda a sentir bem e a superar os medos. Por isso, começar a manhã com um abraço é uma forma excelente de começar o dia.

A “abraçoterapeuta” Lia Barbery, autora do livro A Linguagem dos Abraços, disse que além de segregarmos oxitocina ao abraçar, também liberamos serotonina e dopamina, o que gera uma sensação agradável de bem-estar, harmonia e plenitude quando nos abraçamos.

Tome um café da manhã completo e equilibrado

O café da manhã é a refeição mais importante, pois o que comemos para começar o dia nos ajuda a equilibrar os nossos níveis de açúcar no sangue e nos dá energia para gerir o estresse físico e mental. Sem um bom café da manhã você fica mais vulnerável, tanto física quanto mentalmente.

O problema é que muitas pessoas inventam a desculpa de que não têm tempo para tomar café da manhã ou de que não sentem fome de manhã. Isto acontece ao levantar com pressa ou estressado. Mas se você começar a seguir as dicas anteriores, principalmente a de levantar mais cedo, vai ver como poderá preparar e tomar um bom café da manhã.

No entanto, não vale comer qualquer coisa. O café da manhã tem que conter todos os grupos de nutrientes necessários para o corpo, ou seja, carboidratos (principalmente complexos, evitando abusar dos açúcares simples), proteínas, vitaminas, minerais e gorduras saudáveis (evitando as saturadas).

Mexa-se

O exercício moderado irá despertar o seu metabolismo e proporcionar energia, tanto para o seu corpo como para a sua mente. Dar um passeio ou praticar ioga são algumas opções.

Em qualquer caso, praticar exercício físico de manhã irá motivá-lo a não esquecer que a sua saúde vem em primeiro lugar, o que lhe ajudará a se sentir melhor sobre si mesmo e a manter um estilo de vida saudável.

FONTEA Mente É Maravilhosa
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS