5 provérbios chineses sobre o amor

É curioso que um pais como a China, sempre tão ameaçado pelas guerras, os conflitos e as ditaduras, tenha lugar para tanta sabedoria popular. Por isso agora vamos  fazer uma pequena viagem por alguns provérbios chineses sobre o amor.

Os provérbios chineses não costumam focar unicamente no amor, no romantismo e nos relacionamentos. O seu objetivo normalmente é encontrar o sentido da vida, encontrar a sabedoria ou explicar o comportamento humano. Contudo, alguns exemplos que preocupam o coração são realmente belos. Vejamos.

Provérbios sobre o amor vindos diretamente da China

As pessoas arrumam o cabelo todos os dias. Por que não o coração?

Este provérbio chinês é um dos mais simples e ao mesmo tempo simbólicos sobre os relacionamentos amorosos. Em geral, não é difícil para ninguém se olhar no espelho e achar que está bem. Nos vestimos com roupas elegantes, arrumamos o cabelo e mostramos o nosso melhor sorriso.

coracao-amor

Não é difícil ter uma boa aparência. De fato, cada dia mais pessoas dedicam horas e horas para tentar melhorar a imagem que veem diante do espelho. Mas, o que aconteceria se parte desse tempo fosse usado para arrumar o coração?

Você já pensou em como a sua vida mudaria se você se dedicasse menos a se mostrar bem fisicamente e mais aos seus relacionamentos pessoais? Diria que a sabedoria e sagacidade deste provérbio chinês está aí, em convidar as pessoas a focarem mais no cuidado do seu interior e menos na superfície física.

Para grandes sentimentos, grandes consequências

A vida passa em alta velocidade. Estamos expostos a uma quantidade imensa de informação, impactos e estímulos constantes, mas existe uma coisa que não muda: o amor. Quanto mais profundo for, mais profundas são suas consequências.

Este é um dos mais belos provérbios chineses sobre o amor, já que fala das belas consequências que terão nossos sentimentos. Quanto mais sinceros e profundos forem, mais doces e duradouros serão os frutos.

Trata-se de uma coisa complicada quando vivemos na sociedade da efemeridade e do instantâneo. Usar e jogar fora está na moda. Por isso este provérbio é tão útil, porque o longo prazo continua sendo muito mais benéfico na maioria dos casos. E nos sentimentais também.

 

O coração nunca fala, mas é preciso ouvi-lo para entender

É verdade que nosso coração não é capaz de falar, mas… para bom entendedor, meia palavra basta. Acontece que muitas vezes é difícil se deixar levar pelo que sentimos. Contudo, às vezes é preciso ser menos racional e desatar os nós da razão.

Este provérbio é muito sensato. Tentar explicar com palavras os sentimentos nem sempre é fácil, e muitas vezes é mais simples se deixar levar por eles. Se usarmos a lógica constantemente, perderemos uma parte importante de nós mesmos.

O amor não se mendiga, se merece

Quando é preciso pedir alguma coisa relacionada aos sentimentos, talvez esta não seja a melhor opção. Você não deve se dirigir a uma pessoa e mendigar seu amor, porque é bem provável que fracasse nessa tentativa.

Contudo, se você se torna uma pessoa merecedora do amor de outra, as possibilidades aumentam em grande proporção. Então não pergunte para outra pessoa se ela quer amar você. Simplesmente ame-a e seja merecedor dos seus mais profundos sentimentos.

desatar-no-do-coracao

Aquele que tem medo de sofrer já sofre o temor

Este último provérbio chinês não foca especialmente no amor, mas está muito relacionado a ele. Quantas pessoas você conhece que não se atrevem a iniciar um novo relacionamento por medo da dor e do sofrimento?

Mas este sábio provérbio é muito claro. Se você tem tanto medo da dor, na verdade já está sofrendo essa dor. O seu próprio pânico, seja de amar, de empreender ou de se aventurar por novos caminhos, já está sendo um poço de negativismo que lhe causa temor.

Os provérbios chineses sobre o amor transmitem nas suas palavras um poço de sabedoria maravilhoso. De nós depende, na verdade, grande parte do que acontece em nossas vidas. Se somos temerosos, não nos atrevemos a dar passagem, somos distantes e superficiais e não ouvimos nosso coração, raras vezes encontraremos pessoas que nos preencham. Estes provérbios populares são apenas um lembrete. Está nas mãos de cada um ser mais feliz, ter mais amor e desfrutar de maior plenitude na vida.

Escrito em A Mente É Maravilhosa.

COMPARTILHAR


RECOMENDAMOS







COMENTÁRIOS