10 maneiras naturais para parar de sentir-se deprimido

A depressão é um assunto grave. É importante tomar medidas contra a mesma antes que a queda seja inevitável. Veja algumas dicas para não se sentir deprimido.

 

A vida é uma chatice. Qual a graça de tudo? Eu nunca vou ser feliz. Alguns desses pensamentos sombrios lhe parecem familiares? É provável que sim. Se você permitir, pensamentos negativos podem apodrecer e levar à depressão grave. É por isso que é importante tomar medidas antes que a queda seja inevitável.

Embora essas sugestões não irão acabar com os seus problemas, elas podem ajudá-lo a quebrar um padrão de pensamentos negativos para que você possa parar de se sentir deprimido. Se você acha que pode ter um sério problema de saúde mental, não hesite em consultar um profissional.

1. Compreenda o ciclo emocional

A vida é uma montanha russa emocional. Alguns dias você se sente como se nada pudesse pará-lo. Em outros dias, você se sente totalmente sem esperança. Compreender o padrão de emoções positivas e negativas irá ajudá-lo a colocar seus sentimentos em perspectiva. Da próxima vez que você se sentir para baixo, lembre-se de que é uma emoção natural que, inevitavelmente, irá passar. Saber que um sentimento depressivo é apenas temporário o torna menos terrível.

2. Passe tempo com pessoas positivas

Nada afeta a maneira como você pensa e sente mais do que as pessoas com quem você interage. Pensamentos (positivos e negativos) são contagiosos. Se você está cercado por pessoas negativas, é natural que você vai começar a pensar e sentir da mesma maneira. Para melhorar sua visão sobre a vida, passe boa parte de seu tempo com pessoas positivas. Tente entender a maneira como eles veem o mundo. Existe uma grande chance de sua felicidade começar a fluir a partir desse ponto.

3. Reflita sobre o sucesso no passado

Na esteira de uma falha colossal, é fácil esquecer tudo que você já fez certo. Dedique alguns minutos para lembrar suas realizações passadas e construa-se. O que te fez sucesso antes? Quais são seus pontos fortes? Frequentemente, este exercício vai construir sua autoconfiança, ajudá-lo a descobrir o que deu errado, e gerar ideias para o sucesso no futuro.

4. Concentre-se na gratidão

É da natureza humana compararmos com aqueles que estão à nossa frente na escada social. Estudos têm mostrado que as pessoas se preocupam mais em ser mais rico do que os seus amigos do que realmente ganhar mais dinheiro. Quando você considerar tudo de bom em sua vida e compará-lo com os problemas das pessoas menos favorecidas, a questão que está fazendo você ficar deprimido não parece tão grave.

5. Mudança de cenário

Uma das melhores maneiras de mudar a maneira como você se sente é mudar seu ambiente. Quando você cai, você começa a associar seus problemas, com tudo ao seu redor. Isso pode chegar ao ponto onde o ambiente é um lembrete constante de seus problemas. Este pode ser um ciclo perigoso. A solução é mudar as coisas. A mudança não precisa ser radical. Limpezas, adicionando algumas luzes ao lugar ou até mesmo incluindo decorações agradáveis podem mudar completamente o humor de um quarto.

6. Quebre a sua rotina

Atravessar a mesma rotina, dia após dia, pode ser monótono e deprimente. E por muitas vezes, quando a pessoa ”acorda”, ela está na beira de um barranco, prestes a ciar. Para sair dessa situação, você precisa mudar temporariamente sua rotina. Se puder, tire um dia de folga do trabalho. Faça algo que você normalmente não tem tempo para fazer, ou, até mesmo, faça algo que você nunca tentou. Com o passar do tempo, tendo um dia de folga, um dia só para você de vez em quando, o fará sair da crise e irá o transformar em uma pessoa bem mais feliz e produtiva.

7. Interaja com os animais e a natureza

É engraçado quando você considera como os seres humanos colocam tanta importância em seus próprios pequenos problemas. Os animais não pensam dessa maneira. Um passarinho não se lamenta por aí, porque não é uma água ou porque outra ave pode vencê-lo e ficar com uma semente saborosa. Os animais vivem no momento presente e mostram o amor incondicional. Observá-los e interagir com eles irá ajudá-lo a superar seus problemas.

8. Mexa-se

Mover-se faz todo mundo se sentir melhor, seja fazendo uma caminhada ou indo para a academia. Isso irá ajudar você a perder a letargia que vem com o sentimento da depressão. Você viverá momentos entusiasmantes que irão te fazer sentir muito melhor.

9. Pensa como uma grande figura

Como Carl Sagan fez evidente com o Pale Blue Dot, somos criaturas insignificantes que vivem em um vasto universo em um pequeno planeta. Ao longo do tempo, tudo o que fazemos provavelmente será esquecido. Alguns podem achar isso deprimente, mas não é. Isso significa que todos os nossos problemas são ilusórios. Em um milhão de anos, ninguém vai lembrar o que você fez ou deixou de fazer, o que importa é o momento presente e a forma com que aproveitamos cada segundo de vida com qual somos abençoados.

10. Faça alguma coisa para ajudar a si mesmo

Acima de tudo, a melhor maneira para parar de sentir-se deprimido é agir. Qual é o seu maior problema? Como você pode aliviá-lo? Uma vez que você decide parar de ficar deprimido e começa a seguir em frente, você não terá tempo para se sentir deprimido. A ação vai ocupar sua mente e dar-lhe algo para olhar para frente. Depois de conseguir alguns resultados, você vai criar uma dinâmica e pensamentos positivos que farão tudo ficar mais fácil.

FONTEVarievo
COMPARTILHAR





COMENTÁRIOS