07 benefícios psicológicos dos abraços

Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas todos nós precisamos de contato físico. Precisamos nos sentir queridos e amados, embora muitas vezes não tenhamos consciência disso.

É por essa razão que procuramos o abraço daquele amigo querido, o carinho da pessoa que amamos… Um contato real que nos conforta e cujo significado vai além do meramente físico.

“Sempre que posso, vou ver meus amigos: abraço e me deixo abraçar”.
-Jorge Bucay-

Apesar de todos os benefícios que o abraço nos traz, não abraçamos tanto quanto deveríamos. Acho que você vai mudar de opinião quando descobrir os benefícios dos abraços.

 

Mais abraços!

Porque não abraçamos mais? Porque preferimos os “beijinhos no rosto”? Assim nos ensinaram… Os abraços muitas vezes são deixados para a intimidade.

Porque não se relacionar de forma diferente? Vamos abraçar mais…

Muitas vezes, algumas demonstrações de carinho não são bem aceitas pela sociedade e nem por nós mesmos. Elimine esses pensamentos negativos e aja de forma natural.

Alguns estudos comprovam que os bebês não conseguem sobreviver sem carinhos e sem abraços.Os abraços e o contato físico são muito importantes para eles.

mae-abraçando-seu-filho

O carinho, o amor e o calor humano são essenciais para o desenvolvimento do bebê; é até mais importante do que satisfazer as suas necessidades básicas.

Os abraços e seus benefícios

O que você sente quando recebe um abraço? Provavelmente um sentimento de segurança, amor, carinho, relaxamento…

Um abraço pode ser muito reconfortante, exceto os abraços forçados.

Os abraços têm muitos benefícios, mas aqui lhes mostraremos apenas sete.

1- Aumentam a confiança e segurança

Isto acontece porque nos sentimos protegidos, apoiados e acolhidos.

Se você precisa de uma boa dose de confiança antes de uma situação que o deixa nervoso, por exemplo, falar em público, peça um abraço! Isso irá relaxá-lo e dar-lhe a confiança que você precisa.

casal-abraçado

2- Reduzem a irritação e a apatia

Por mais estranho que pareça, o abraço estimula a circulação, e com isso o nosso corpo elimina toda a tensão.

Um abraço é sempre agradável, traz segurança, confiança e o seu melhor sorriso.

3- Melhoram o humor e trazem felicidade

Quando somos abraçados sentimos a felicidade e a segurança necessárias para elevar nossa autoestima, devido ao aumento da produção de serotonina.

A serotonina é produzida automaticamente durante um abraço. Se você está precisando elevar sua autoestima, abrace mais!

4- Fortalecem seu sistema imunológico

O nosso sistema imunológico se fortalece quando damos e recebemos abraços. Por que isso acontece? Porque o nosso sistema imunológico é ativado para criar os glóbulos brancos, que ajudam a prevenir doenças e melhorar as nossas defesas.

5- Reduzem o risco de demência

Precisamos dar e receber abraços durante a vida toda; isso nos ajuda a prevenir a demência. Os abraços tranquilizam e equilibram nosso sistema nervoso.

menino-abracando-seu-avo

6- Rejuvenescem o corpo

Os abraços favorecem a oxigenação dos tecidos, isso aumenta o tempo de vida das células e impede o envelhecimento precoce. Abrace para se manter jovem por mais tempo!

7- Reduzem a pressão arterial

Além da serotonina, os abraços liberam uma outra substância chamada oxitocina, que é um hormônio liberado pelo sistema nervoso. Portanto, os abraços são excelentes reguladores da pressão arterial.

“Eu sei que ninguém nunca o abraçou tão forte que, quando ele se foi o abraço ficou com você”.
-Santiago Pajares-

Apesar de todos esses benefícios, ainda existem pessoas que criam imponentes muralhas ao seu redor e isso as impede de dar e receber abraços.

Você está disposto a deixar suas muralhas caírem e agradecer por todos esses benefícios?






COMENTÁRIOS